Quem vai falar sobre esse assunto hoje conosco é a Andréa Tavares, que é especialista em Marketing Educacional e tem como um dos fundamentos do seu trabalho o olhar da Neurociência.
Marketing é uma combinação de ferramentas utilizada em colégios para prospectar e fidelizar clientes. Mas afinal, porque utilizá-la? Por que não é só a sua instituição de ensino que tem o serviço ofertado, há uma demanda de opções, e cá entre nós, uma demanda crescente de opções e, para que seu futuro cliente te veja, te analise e no final, decida ficar com você, vai uma jornada longa….L-O-N-G-A mesmo. E engana-se quem acha que é só divulgar que seu Colégio possui a melhor qualidade educacional, os melhores professores, a melhor infraestrutura, ‘ a melhor’, ‘ a mais moderna’, ‘a’, ‘a’, ‘a’…me cansei só de escrever o texto, imagina quem ouve isso durante toda campanha de matrículas.
Bom, mas vamos começar pelo começo neh?! O começo não é em setembro quando acontece aquele turbilhão de mensagens sobre matrículas, o começo é exatamente o primeiro dia letivo. Uma dica importante é lembrar que campanha de matrícula se faz todo dia e que não é só para o aluno que não está no seu Colégio que você deve se atentar, e sim para os que já estão. Serão os alunos da Casa que irão divulgar informações boas, ou não tão boas assim, na sua marca. E por um simples motivo: eles estão vivendo tudo aquilo que você vende anualmente nos anúncios, redes sociais, site… Então o começo é aprender a fazer campanhas de fidelização diariamente. Outra dica é abranger as estratégias entre todos os setores do colégio porque TODOS SÃO MARKETEIROS E EDUCADORES, do faxineiro até o Diretor, é a forma como eles vendem seus serviços. Adianta ficar o ano todo criando estratégia se, quando o aluno chega à sala de aula, encontra um Professor mal-humorado? Não atento às tendências tecnológicas para uso em sala de aula? Não, não adianta. Da mesma forma o inverso, investir altos valores em publicidade para quando o pai for conhecer o seu colégio se deparar com o setor administrativo mal uniformizado, totalmente sem treinamento ou postura comportamental.
Vocês já sabem bem sobre como as questões emocionais são fundamentais para o processo de aprendizagem, assim como o papel dos neurônios espelho. Não dá para marcar bobeira nessas questões. O cérebro do seu aluno e do pai do seu aluno está bem atento a tudo isso …
O marketing não é apenas uma ação isolada para prospecção e outra para fidelização, é uma GESTÃO, um olhar 360° para tudo que envolve o Colégio, ou falando de uma forma mais ‘marketeira’, é preciso analisar o mix de marketing da instituição de ensino, realizar pesquisas para compreender o comportamento do cliente interno e externo, benchmarking, se relacionar e melhorar o alcance da marca pelas redes sociais e adwords, produzir conteúdo qualificado para o site, fazer campanhas de motivação, criar eventos, etc etc etc…E, em paralelo à tudo isso, pensar em prospecção e fidelização.
O marketing, assim como os professores, é algo fundamental para qualquer instituição de ensino que queira se manter no mercado. Por meio dele é possível ter insights para melhorar a qualidade educacional porque acirra a concorrência e ela, por sua vez, cria nos setores educacionais a ideia de que para conquistar alunos é preciso melhorar cada vez mais o que é vendido.
Assim, se todos entenderem a verdadeira lógica por trás da função do marketing educacional, que visa estratégias para promover o que é oferecido de qualidade na aprendizagem, temos boas chances de melhoramos muito o cenário de escolas que vemos hoje por aí. Pensem nisso!
Andréa Tavares – Experiência de seis anos em marketing educacional em Instituições de Ensino de Educação Básica e Educação Superior, MBA em Gestão Educacional pela USP, Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Mackenzie, Marketing Estratégico pela FGV, Métricas e Mídias Sociais pela Belas Artes e Branding pela ESPM. Ganhadora do concurso universitário sobre marketing infantil na USP e membro da Neuromarketing Science & Business Association of London (NMSBA).
Site> www.agenciabear.com.br
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