A Neurociência da leitura

Esse é um artigo que escrevi para a edição 81 da Revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa. Para ter acesso a revista e ao artigo completo, acesse o link: Neurociência e leitura           Ler não é algo que nosso cérebro nasce para fazer. Embora tenhamos uma capacidade inata de ouvir sons e ver imagens, para nossos ancestrais […]

É chegada a temida hora: o cérebro do adolescente. O dossiê – parte 1, 2 e 3

Se você atribui os comportamentos típicos dos adolescentes à explosão dos hormônios característicos dessa fase, acertou em partes, porque se tem um momento em nossa vida que passa por mudanças, ele é chamado de adolescência. Mas acredite, é uma das fases mais bonitas que temos e a neurociência nos ajuda a compreender isso. Para iniciarmos […]

O cérebro da criança

Exuberância sináptica. Essa é uma das expressões que vai definir o cérebro da criança. Mas só isso Adriessa? Olha, estou para te dizer que praticamente é isso mesmo, mas a compreensão do que tudo isso significa é o que caracteriza as inúmeras possibilidades de aprendizado nessa faixa etária. Vamos recordar: sinapse é o nome que […]

A Neurociência vai a creche

O que a Neurociência diz a respeito do cérebro das crianças que estão nas creches? Este é um lugar, apenas, de cuidados ou deve-se preocupar com o desenvolvimento das crianças? Hoje, falaremos um pouco sobre esse assunto. Vamos lá?  Os primeiros anos de vida são um momento de intenso desenvolvimento cerebral em que são formadas […]

Aprendizagem e Emoção

Como já vimos em um dos nossos artigos, para que a aprendizagem ocorra é necessário amassar o mato, ou seja, revisitar o conteúdo de diferentes formas. No entanto, uma pergunta ficou no ar: há coisas que conseguimos aprender de primeira, o que ocorre nesses casos? Para começar quero que você pense em duas situações: o […]

Como o cérebro aprende? Parte 2 – As sinapses

No nosso cérebro há milhões de células chamadas de neurônios, que conversam umas com as outras. A esse bate papo constante damos o nome de sinapses. E o que esses neurônios tanto conversam? Ah, são muitas coisas, muitas mesmo e são os resultados dessas conversas que são as responsáveis pelos nossos comportamentos, pensamentos, enfim. Ao […]

Como o cérebro aprende? Parte 1 – Amassar o mato

Nesse artigo (parte 1) vamos entender de forma bastante simplificada como ocorre à aprendizagem. Isso quer dizer que primeiro vamos fazer algumas analogias e na sequência estudaremos as questões biológicas, ok? Então vamos lá! Preciso que usem a imaginação comigo. Imaginem uma mata fechada e o meu objetivo nela é a formação de uma trilha. […]

O que é essa tal de Neurociência na escola?

Antes de iniciarmos a nossa conversa sobre como a Neurociência pode de fato ser aplicada na Escola, é importante deixarmos claro, o que faz dessa ciência merecer destaque em dias atuais. Para isso vamos começar com uma analogia. Pensem: qual é o principal instrumento de trabalho de um médico? Bom, se você pensou em um […]

Hello world!

Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!