Adriessa - Neurociência e Educação

Como o cérebro aprende? Parte 2 – As sinapses

No nosso cérebro há milhões de células chamadas de neurônios, que conversam umas com as outras. A esse bate papo constante damos o nome de sinapses. E o que esses neurônios tanto conversam? Ah, são muitas coisas, muitas mesmo e são os resultados dessas conversas que são as responsáveis pelos nossos comportamentos, pensamentos, enfim. Ao “teor” dessas conversas damos o nome de neurotransmissores.

Quando todos esses neurônios estão comunicando-se entre si (sinapses) por meio da liberação dos neurotransmissores, temos uma rede neural. É como se fosse uma teia de aranha.

A rede neural (teia de aranha) já está pronta no nosso encéfalo após certa fase de amadurecimento, e a cada caminho que eu possa percorrer por ela (que são quase infinitos) eu tenho a possibilidade de aprender alguma coisa. Todas as vezes que os meus neurônios conversam pela primeira vez em um determinado ponto da rede neural eu realizo uma sinapse nova, que pode ser perdida ou fortalecida. E o que faz essa sinapse ser perdida ou fortalecida? O número de vezes que eu retomar esse caminho, ou seja, ativar os mesmos neurônios.

E qual a vantagem de uma sinapse fortalecida? Uma sinapse fortalecida e consolidada (processo que vai ocorrer durante o sono) permite novos aprendizados e novas conexões com outras já existentes.

E o papo da mata e da trilha? Aqui está a analogia: assim como na mata fechada, a formação das trilhas só ocorrerá se houver a persistência de passar pelo mesmo caminho. Conosco não será diferente: quando, por exemplo, vemos um determinado assunto pela primeira vez ocorrem sinapses no nosso cérebro. Caso não tenhamos mais contato com esse assunto, o que provavelmente ocorrerá? Ela se perderá, assim como as trilhas…

Agora se você revisitar esse conteúdo, preferencialmente de formas diferentes, a chance dessa sinapse ser fortalecida é muito maior, assim como as trilhas…

Ou seja, para aprender é preciso de estímulo, revistar o conteúdo, vê-lo por diferentes abordagens.

Mas Adriessa, fiquei com uma dúvida: assim como é possível formar uma trilha de primeira, também é possível aprender determinado assunto logo de cara, não é?

Bingo! Sim, é possível e talvez esse seja um dos segredinhos para a sala de aula, mas esse assunto vamos ver no nosso próximo encontro 😉

Então até lá, amassem os seus matos, ou melhor, fortaleçam as suas sinapses!

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